Skip to main content

RPG

A técnica de RPG (Reeducação Postural Global) foi criada em 1980 na França pelo fisioterapeuta Philippe Souchard.  É um método exclusivamente manual, que pode ser aplicado no tratamento de diversas patologias tratáveis na fisioterapia. Os movimentos realizados contribuem para alongar a musculatura e dar forma ao corpo.

Está baseada em três princípios fundamentais: individualidade (cada pessoa sente e reage de maneira diferente), causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma) e a globalidade (o tratamento não é feito de forma localizada e sim no corpo como um todo).

Como Funciona

A técnica de RPG é realizada através da adoção de posturas específicas e de alongamentos musculares acompanhados de uma respiração adequada. É feito no primeiro atendimento uma avaliação postural e funcional que é de suma importância para o sucesso da técnica e eleição das melhores condutas.

O tratamento na maioria das vezes é realizado uma vez por semana, com duração de 60 minutos. No primeiro atendimento já dá para observar alteração postural, e também redução considerável da dor.

Diferenciais do Serviço

O RPG Souchard busca tratar o paciente como um todo, não tratando somente onde é manifestado o problema. Tenta fazer com que o paciente se aproxime o máximo possível da postura correta, sem dores e previne problemas futuros.

Objetivos e Finalidades

Este método pode ser indicado para corrigir problemas ortopédicos, neurológicos, reumatológicos, respiratórios e somáticos. Também pode ser indicado como prevenção de futuros problemas e para as pessoas que buscam um melhor equilíbrio e harmonia do corpo. Desta forma, a técnica de RPG tem como principal objetivo a manutenção da boa postura, o reequilíbrio das principais cadeias musculares e a redução das dores.

O que a RPG trata

Postura

Dores de cabeça e tonturas

Patologias respiratórias

Prevenção, preparação e recuperação do atleta

  • Sequelas de patologias neurológicas
  • Problemas somáticos
  • Patologias ligadas aos gestos repetitivos
  • Problemas de períneo e incontinência urinária
  • Preparação para o parto e pós-parto
  • Lesões articulares
  • Problemas da ATM
  • Reeducação pós-traumática